sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

A Origem do Projeto

Estudantes de Comunicação Social: Richarles Alves, Bruno Campelo, Marbenes Maia, Adneison Lincol


VIDEO DOCUMENTÁRIO SOBRE O SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DOS IMPOSSIVEIS NA CIDADE DE PATU-RN

O projeto nasceu a partir de um pré-projeto apresentado pelos alunos de comunicação social, Bruno Campelo e Richarles Alves, em sala de aula como um trabalho acadêmico e o mesmo chamou a atenção de outros colegas e de alguns professores que aconselharam os estudantes a seguir em frente nas busca de meios que garantissem a realização de um projeto bem mais elaborado.

Foi assim que surgiu a idéia de encaminharmos o nosso projeto à Fundação José Augusto, para concorrermos como todo estado a um financiamento através do Programa de Incentivo Cultural, o "MAIS CULTURA"

Nesse período os alunos Marbenes Maia e Adneison Lincol, já estavam engajados no projeto.

Depois de quase dois meses de espera, recebemos o resultado positivo da fundação, que aprovou a nossa proposta e irá financiar o nosso projeto.

A divulgação se deu na realização da II Conferência de Cultura do RN.

  • UM POUCO SOBRE O PROJETO
O nosso projeto irá mostrar através de um vídeo documentário como se caracteriza a manifestação religiosa de maior tradição no Santuário do Lima na cidade de Patu, localizada na região do Oeste Potiguar, distante 300 km de Natal.

Neste Santuário podemos encontrar uma das manifestações religiosas mais procuradas de todo o Estado, a “Romaria de 1º de janeiro”, onde romeiros de todos os cantos do país buscam a bênção e agradecimentos por supostos milagres.

Buscaremos registrar de todos os ângulos, a força da fé e as manifestações religiosas dos devotos de nossa senhora dos Impossíveis, padroeira do santuário.

  • DAS ETAPAS

Como todo projeto audiovisual requer, iremos trabalhar as três etapas básicas do documentário:

A pré-produção- Que consiste na escolha do material e de que forma iremos transmitir a mensagem. Em seguida partiremos para a elaboração de um roteiro, que irá nos guiar na construção e na conseqüente gravação do nosso produto.

Produção- Passaremos a produzir de fato, com o auxílio de câmeras, microfones, gravadores, iremos a campo, realizar de fato a produção do nosso material. Esta etapa será bem mais produtiva ao passo que seguirmos o nosso roteiro, salvo algumas mudanças ocorridas durante os registros.

pós-produção- Uma das mais importantes etapas da produção de um vídeo, pois é nela que iremos editar e acrescentar elementos gráficos, trilhas sonora, legendas se necessário, ou qualquer outro efeito que venha a melhorar a qualidade técnica do nosso vídeo documentário.

Estas são as etapas do nosso projeto, que já foi iniciado no dia 19/12, com a visita que o grupo fez ao Santuário do Lima, ao Padre Domingos e a prefeita da cidade, Evilásia Gildênia de Oliveira.

Este espaço servirá como forma de registrar todas as nossas ações e eventos em torno do documentário. Tudo que você quiser saber sobre o "NAS PEGADAS DOS FIÉIS", você encontrará aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário